Pesquisar

terça-feira, 23 de setembro de 2003

Se não fosse esta vida...



  Faz sete meses e uns dias que proferi pela primeira a frase. "Se não fosse esta vida azul..."

  Para muitos não faz sentido. Confesso que para mim só faz porque fui eu que a disse. Estavamos no dia do nascimento do Artista Anónimo.

  O Artista Anónimo não é uma pessoa, é um conceito. O Artista é alguém que cria, que inventa, que imagina, que sonha.
  O Artista é alguém sem limites, sem preconceitos, sem barreiras. O Artista vive para dar à luz, para colocar as suas obras no mundo. O Artista é livre.

  O Artista ama a vida. O Artista não é Deus; mas o Artista cria. E recria. E adora a criação.
  O Artista choca. O Artista rompe. Dedica-se à sua obra, seja ela para ser efémera ou permanente. O Artista não desanima, não liga ao que os outros pensam de si. Mas o Artista não cria para si, cria para os outros.

  Eu não sou Artista Anónimo. Sou no máximo um mísero aspirante.
  Quando me foi pedida uma frase sobre o Artista, saiu-me este simples desabafo: "Se não fosse esta vida azul...". Desabafo porque reflete o porquê de não ser Artista.

  É a velha história dos "Se". "Se" não fosse isto, "se" não fosse aquilo... Tratamos sempre de colocar entraves a nós próprios. Vivemos no mundo do "Não vale a pena", do "Não sou capaz" e do "Para quê?".
  Ainda a possibilidade não se apresentou toda, e já estamos "Ah, não dá... A essa hora tenho de dar comer ao cágado."; "Eles são mais fortes, nunca ganhariamos."; "Aquilo é gente com dinheiro, a nós não nos deixam."; "É pena.".

  Não votamos, não gritamos, não amamos, não criamos, não sonhamos, não tentamos, não avançamos.
  Não sei se somos pessimistas, realistas ou comodistas... Mas somos iguais. Somos monótonos. Somos cinzentos.
  Não gostamos da vida que vivemos, mas não a tentamos viver de outra forma, porque temos a vida que temos. Estou mal, mas não posso ficar bem, porque estou mal. É uma pescadinha de rabo na boca. Uma prisão perpétua.

  Será humano viver assim, e os poucos diferentes têm alguma deficiência genética? E será essa deficiência uma vantagem evolutiva, ou estão condenados à extinção, por via da selecção natural?
  A minha vida é azul... E a tua? Se não fosse esta vida...

  

Sem comentários: